quinta-feira, 11 de setembro de 2014

A habilidade de Escavação do longueirão


Embora o longueirão pareça não ter força suficiente para escavar na areia, ele consegue escavar em areia compacta com tanta velocidade que foi chamado de “a Ferrari dos escavadores subaquáticos”. Pesquisadores ficaram fascinados. “Sabíamos que esse molusco estava fazendo alguma coisa incrível”, diz Anette Hosoi, professora adjunta do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Qual é o segredo do longueirão?


Analise o seguinte: O longueirão movimenta o pé ao enfiá-lo na areia, criando uma pequena câmara que se enche rapidamente de água e areia. Daí, ele mexe o corpo para cima e para baixo enquanto abre e fecha sua concha. Isso produz uma mistura diluída pela qual ele pode escavar com facilidade. O longueirão consegue escavar cerca de 70 centímetros a uma velocidade de 1 centímetro por segundo. Uma vez enterrado, é difícil puxá-lo para fora. De fato, a força necessária para remover o longueirão comparada com a força que ele usa para se enterrar é dez vezes mais eficaz do que a da melhor âncora feita pelo homem.


Engenheiros estudaram o longueirão para desenvolver o que eles chamam de a primeira âncora “inteligente”. “Ela abre e fecha, e se move para cima e para baixo como um longueirão de verdade”, diz Anette. Essa âncora forte e com bom aproveitamento de energia pode ser útil em embarcações de pesquisas subaquáticas, plataformas flutuantes de petróleo e aparelhos de escavação que destroem minas.

O que você acha? Será que a habilidade de escavação do longueirão surgiu por acaso? Ou teve um projeto?





Longueirões: Philippe Clement/naturepl.com;
âncora “inteligente”: Cortesia de Donna Coveney, Instituto de Tecnologia de Massachusetts


E aí, o que acharam